5 Pastas de Nuts

pastas-de-nuts-for-veggies.jpg

Hoje eu vou dividir com vocês minhas receitas de pastas de *nuts* preferidas. Como vcs já sabem, na esmagadora maioria das vezes é muito mais econômico e saudável preparar as pastinhas em casa, além de ser surpreendentemente fácil.

Você vai precisar de um processador e umas 2 xícaras (ou mais) de algum tipo de oleaginosa. O legal é que da pra brincar na composição e criar seus sabores preferidos, adicionando cacau em pó, sal rosa, óleo de coco... Aqui vão os meus, da esquerda pra direita:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Manteiga de Amêndoas: Essa manteiga de amêndoas pode ser feita com a amêndoa crua ou com o resíduo do leite de amêndoas, como eu ensino nesse post. Gosto de comer com banana ou passo uma camada fina no chocolate 70% cacau. Fica DIVINO!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Manteiga de Coco: Simplesmente processe coco desidratado (sem adição de açúcar) até que a mistura atinja consistência cremosa. Não adoço com nada pra poder usar em receitas variadas, mas ela pode ser adoçada com açúcar de coco ou stevia, se preferir. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Manteiga de Amendoim Crocante: Torre os amendoins no forno a 180C por uns 10 minutos ou até estarem douradinhos. Espere esfriar um pouco e transfira para o processador. Tenha paciência pois pode ser que você tenha que processar por vários minutos, mas acredite, quanto mais você processa mais cremosas as pastas ficam. Por último eu gosto de jogar alguns amendoins inteiros e pulsar algumas vezes pra que ela fique crocante. 

Manteiga de Avelã com Cacau: Quem disse que eu lembrei de guardar uma avelã pra foto? Torre 2 copos de avelã no forno, da mesma forma que expliquei na receita acima. Processe com 1 colher cheia de cacau em pó e 1 colher de açúcar de coco, acrescente mais a gosto. Coma com parcimônia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Manteiga de Castanha de Caju com Óleo de Coco: Minha pastinha preferida de todas! Pra essa eu coloco 2 copos de castanha de caju para 2 colheres de óleo de coco direto no processador. Fica maravilhosa com banana e coco desidratado. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Taí gente, pastas caseiras feitas sem açúcar refinado, sem óleo refinado e sem preservativo algum. São super saudáveis mas devem ser consumidas com moderação, como tudo nessa vida. Elas podem ficar fora da geladeira sim, mas guardo dentro pra que durem por mais tempo.